Dicas preciosas para redigir um e-mail profissional


Quando o assunto é redigir um e-mail, muitos profissionais pecam por não seguir regrinhas básicas de redação e etiqueta empresarial.

Para te ajudar nesse assunto, separei algumas informações preciosas:

Seja objetivo: a finalidade deve estar clara desde o assunto da mensagem. Se o e-mail precisar ser longo, use tópicos, evite parágrafos grandes e pense na possibilidade de uma conversa telefônica antes do e-mail.

Equilibre o tom: não seja totalmente formal, mas usar abreviações, expressões típicas do “internetês” e esquecer a pontuação e a acentuação são erros graves a serem evitados.

Não use letras maiúsculas ou negritadas: esse é um erro comum, o uso desses formatos denota falta de educação e só são perdoáveis se fizerem parte do conteúdo, como destaque dos tópicos, por exemplo.

Informe o prazo para a resposta: isso evita o desagradável ato de cobrá-las. Muitas pessoas não têm o hábito de responder de forma imediata e o seu “urgente” pode muito bem não ser o “urgente” do outro.

Não copie “Deus e o mundo”: Ao responder ou enviar um e-mail, analise a quem realmente interessará o assunto, evite que as pessoas se aborreçam ou percam tempo com assuntos que não lhes competem.

Cuidado com a língua portuguesa: o ritmo frenético de seu dia-a-dia não pode ser desculpa para desrespeitar o Português. Evite o “gerundismo”, use o corretor automático para verificar os erros de digitação e o mais importante: Leia antes de enviar!

Anúncios

3 comentários sobre “Dicas preciosas para redigir um e-mail profissional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s